Chicote


Chicote

Um chicote (vem do nautle, significando uma vespa, cuja aguilhoada queima na pele) é uma corda entrançada ou tira de couro terminada em ponta e presa a um cabo para fustigar animais (cavalos) e também seres humanos em certos países como forma de castigo pela violação de certas normas instituídas, (adultério, consumo de bebidas alcoólicas como é o caso de alguns países islâmicos (Irã, Arábia Saudita e outros).

Na Antiguidade, Idade Média, até finais do século XIX era usado como punição em quase todo o mundo de escravos, de não cumpridores da lei, etc. O chicote é ainda, desde o século XX um famoso objeto fetichista usado na civilização ocidental.

O chicote também pode ser utilizado como instumento de defesa pessoal, sendo que esta função já era realizada a pelo menos 2 mil anos atrás, pela guarda real do Tibete (aonde os guardiões utilizavam uma lança e um chicote). Hoje em dia, empregam-se algumas técnicas de uso para estalar o chicote, com precisão de local e força, fazendo uso do mesmo, tanto para atingir partes do corpo do oponente, como para mantê-lo (os) afastados.

A atitude de se afastar de um chicote que está sendo estalado parece ser uma ação um tanto quanto reflexa, pois determinados animais, como os leões e tigres afastam-se do mesmo sem terem nunca sido atingidos por um estalo. O melhor chicote para defesa pessoal sem dúvida é o popular bullwhip, de comprimento e origem do couro variável.

O chicote também é muito utilizado por pessoas que admiram relações sexuais sadomasoquistas, tendo em atenção que ele oferece a sensação de dominação sobre o parceiro. Contudo o chicote é um instrumento perigoso, podendo o seu uso incorrecto conduzir a sérias lesões.




.

Anúncio provido pelo BuscaPé