Hapkido


Hapkido

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.




Campeonato de Hapkido

História

No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.

Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.

Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Yong Sul Choi. Nascido em 1904 em Chung Buk Coréia, órfão com poucos anos de idade, foi levado ao Japão e adotado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda.

Takeda era o grande Mestre do estilo Daito Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda). Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Após mais de 30 anos de treinamento, Choi decide retornar a sua pátria levando em sua bagagem todo seu aprendizado.

Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de Yong Sul Choi, nomes de estilos vão surgindo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente Hapkido.

Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi e outros a Ji Han Jae. É importante dizer que Choi foi professor de Ji, porém podemos observar a situação de diferentes ângulos. O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos diz o seguinte:

"Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI".

É necessário acrescentar que a maioria dos estilos de Arte Marcial existentes foram denominados nesse século.


Difusão

Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.

Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia, Ricardo Nery, chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo, o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOO WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Chegou também em 1977, o grão-mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêem supervisão integral, com exceção do grão-mestre Yun Sik Kim que dá aulas pessoalmente no bairro do Bom Retiro - São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.

Ele foi trazido especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna. Alguns faixas pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho de Mestre Park. Ele ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista.

Em 1978 o Mestre Park Sung Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular. No ano de 1977 como já dissemos chega o Grão-mestre Yun Sik Kim - faixa -preta 10 dan de Hapkido e 9 dan em Taekwondo, trazendo para o Brasil o Hapkido estilo Bum Moo world.O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo. Hoje o Grão Mestre Yun Sik Kim 10º DAN de Hapkido, está situado em São Paulo com endereço na RUA DA GRAÇA, 89 - 4º ANDAR - BOM RETIRO - SÃO PAULO - SP onde também funciona a Sede da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HAPKIDO e da Federação de Hapkido do Estado de São Paulo e ainda a ASSOCIAÇÃO KIM DE HAPKIDO E TAEKWONDO. O Grão-Mestre Kim tem alunos espalhados em vários países e em vários Estados brasileiro, a exemplo da Bahia onde tem na figura do seu aluno, faixa-preta 4 dan, Sabunim Cláudio Xavier, o representante oficial da Confederação Brasileira de Hapkido e também presidente da Federação Baiana de Hapkido defendendo os interesse do sistema BUM MOO em solo baiano. A sub-sede da Confederação Brasileira de Hapkido se encontra em Osasco, aos cuidados do mestre Norberto Serrano Jr. 5º DAN de Hapkido e 5º DAN de Taekwondo, fundador da Associação Brasileira de Lutas Free-Style, duas vezes campeão mundial de Hapkido e vice-presidente da Confederação Brasileira de Hapkido. Sua academia de 3 andares dedicados exclusivamente à prática do Hapkido "Bum Moo Kwan", recebe um grande número de alunos da região e regularmente, visitas do grão mestre Yun Sik Kim para exames de faixa dos lutadores e supervisão. Isso se deve ao trabalho desenvolvido e as bem sucedidas representações de praticantes em campeonatos internacionais. No ano de 2004 , quatro dos praticantes de HKD dos mais conceituados do Brasil como: Mestre Anassiel Kin ( Instrutor de defesa pessoal das Forças especiais),Mestre Luiz Carlos A. Souza( Criador da Xantus Full Combat e professor da Policia de SP), Mestre Newton Moraes Garcia Filho( Grande Campeão de lutas em estilos variados , difusor do estilo tradicional na região do MS) e Mestre Marcelo Barreira(o Mais novo Mestre do Brasil , e diversas vezes campeão mundial em estilos variados), se reuniram e decidiram desenvolver um estilo que pudesse ser tanto usado em combates esportivos tanto para combates Urbanos( defesa pessoal),com técnicas desenvolvidas exclusivamente para a realidade dos Brasileiros que completassem as deficiências do HKD tradicional, visando a auto defesa nas realidades Brasileiras .


Graus de aperfeiçoamento estilo Semokwan





Oberdan Alvarez, presidente da Federação do Rio de Janeiro, GM.Ko Ju Sik, e GM.Sérgio Fernandes, no Seminário internacional de Guaxupé-MG


A caminhada do praticante dentro do hapkido é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o hapkidoista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. Lembrando que, dependendo do estilo praticado, as faixas podem adotar certas mudanças no grau de habilidade requerido ou cores.

  • Branca (10º Gub)

  • Amarela (9º Gub)

  • Laranja(8º Gub)

  • Verde (7º Gub)

  • Cinza (6º Gub)

  • Azul Claro (5º Gub)

  • Azul Escuro (4º Gub)

  • Roxo (3º Gub)

  • Vermelha (2º Gub)

  • Marrom (1º Gub)

  • Preta (1º Dan) (Jo kyo Nim) - Instrutor

  • Preta (2º Dan) (Kyo sa Nim) - Professor

  • Preta (3º Dan) (Kyobu Nim) - Professor

  • Preta (4º Dan) (Sabum Nim) - Mestre

  • Preta (5º Dan) (Bumsan Nim) - Mestre

  • Preta (6º Dan) (Chongsa Nim) - Grão-Mestre

  • Preta (7º Dan) (Do bum Nim) - Grão-Mestre

  • Preta (8º Dan) (Do kam Nim) - Grão-Mestre

  • Preta (9º Dan) (Do sum Nim) - Grão-Mestre

  • Preta (10º Dan) (Do sa Nim) - Grão-Mestre

Exemplo: Vermelha com ponta preta é uma faixa vermelha com uma fita preta por toda sua extensão, sendo que as fitas dentro da faixa atual mostra a côr da próxima faixa do praticante.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan.


A Semokwan

A Semokwan foi fundada pelo Grão-Mestre Sérgio Fernandes, atualmente, 6º Dan em Hapkido, 5º Dan em Hankido, 5º Dan em Hankumdo além de ser também mestre 4º Dan em Taekwondo.

O Grão-Mestre Sérgio Fernandes é aluno direto do Grão Mestre Ko Ju Sik atual diretor técnico da IHF, o qual é 9º dan em Hapkido, Hankido e Hankumdo além de ser também 8º dan em Taekwondo e 9º Dan em KickBox. Dado ao Seu trabalho sério no Hapkido-Hankido-Hankumdo, se tornou o único brasileiro a conseguir a cobiçada licença para representar a International H.K.D. Federation em seu país natal, onde fundou a Confederação Brasileira de Hapkido-Hankido-Hankumdo - Semokwan, único órgão brasileiro destas artes marciais reconhecido pela IHF no Brasil, conforme afirmou pessoalmente o Diretor técnico daquela entidade Grão Mestre Ko Ju Sik no épico seminário realizado na cidade de Guaxupé, estado de Minas Gerais, em 2006.

O Grão Mestre Sérgio Fernandes é também o representante oficial da International H.K.D. Federation no Japão, país onde atualmente reside.




.


Anúncio provido pelo BuscaPé