Savate


Savate

O Savate ou boxe francês, é um desporto de combate, desenvolvido em França na qual os pés e as mãos são utilizados para percutir os adversários e combina elementos de boxe com tecnicas de pontapé. Apenas pontapés com o pé são permitidos, ao contrario de artes maciais como o Muay Thai, que permitiem a utilização dos joelhos ou das canelas. Savate é talvez o unico estilo de kickboxing em que os lutadores utilizam normalmente sapatos. (sendo que savate é um sinonimo em Francês de "sapato velho"). Um praticante de savate é chamado savateur e uma praticante de savate é chamada savateuse. As técnicas do Savate são distintas das de outros estilos de luta como o kickboxing ou o karaté.

Para a prática do savate são usadas luvas de boxe, sapatos específicos e uma indumentária denominada de integral. A graduação visualiza-se através de um emblema circular, com a imagem de uma luva, que se coloca no lado esquerdo do integral. A graduação é hierarquizada por cores: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata. Existe igualmente a luva de ouro, sendo atribuida como título honorífico.

Como desporto de combate, a competição existe a nivel nacional e internacional. No plano internacional existe o Campeonato Europeu de Boxe Francês Savate, o Campeonato do Mundo de Boxe Francês Savate, nas variantes técnicas assalto, combate 2ªsérie e combate de 1ª série. Esta competição realiza-se na variante feminina e masculina. A competição é também assegurada na vertente nacional, em mais de uma dezena de países, e em competições regionais de que é exemplo o Torneio do Mediterrâneo. A entidade que supervisiona e regulamenta esta modalidade denomina-se Federação Internacional de Savate (FIS). Apesar de muito boa definição, seria bom, cada vez mais informação. Tal como: "O SAVATE ESPORTIVO RESUMI-SE APENAS AOS ATAQUES DIRIGIDOS COM OS PÉS, MAS SEM A UTILIZAÇÃO DOS JOELHOS, OU COTOVELOS..." Porém, existem varias outras formas de técnicas que um atleta necessita para tornar-se um "GANT D'ARGENT" (a graduação maxima da SAVATE ESPORTIVA) como o "SAVATE-DEFENSE", dentre outras existentes. Mas priorizando o conhecimento, infelizmente, até o ano de 2002, nós professores e praticantes ficamos à deriva, pois a administração anterior, conseguiu, não apenas, ensinar da forma errada, como também OMITIR de seus praticantes que não possuiam mais nenhuma titularidade representativa com a disciplina. Hoje temos a representação, a Confederação Brasileira, entre muitos outros beneficios gerados pela nova gestão. Espero apenas poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês. Gratos pela atenção.



.

Anúncio provido pelo BuscaPé